O alegado discurso científico do OIB contra as Políticas Sexuais e Reprodutivas
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.38991Resumo
Este artigo aborda as estratégias discursivas adotadas pelo Observatório Interamericano de Biopolítica (OIB) para se contrapor às políticas sexuais e de gênero no Brasil. O objetivo é evidenciar como o OIB se utiliza de informações pretensamente científicas, mas sem comprovação, para legitimar e disseminar suas causas. Para tanto, adotamos metodologia qualitativa, apoiada na pesquisa documental e bibliográfica. Foram analisados, especificamente, alguns discursos do OIB no Seminário “Gênero, Aborto e Sociedade” realizado em 2014. Os resultados do estudo mostram que a organização usa estratégias típicas da troll science para promover seus argumentos em ambientes considerados laicos, apelando, também, para uma estratégia conhecida como “viés de confirmação”. Os achados da pesquisa contribuem para entender quais as estratégias discursivas utilizadas pelos movimentos antigênero na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.