Serviço Social e Programa de cirurgia bariátrica: sistematizações iniciais

Autores

  • Rosane Izidório Universidade Federal de Alagoas
  • Telma Cristiane Sasso de Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.4450

Resumo

Trata-se de ensaio produzido a partir da experiência no estágio curricular realizado em 2011, em um Programa de Cirurgia Bariátrica em Alagoas, no intuito de sistematizar essa experiência e os estudos iniciais sobre o tema. O percurso metodológico envolveu a revisão bibliográfica e documental para iniciar uma breve caracterização do processo de intervenção dos assistentes sociais com os familiares dos usuários do Programa. Buscou-se organizar os estudos sobre o Serviço Social, o trabalho com famílias e as particularidades existentes no processo de tratamento da obesidade mórbida. Partiu-se da premissa de que o Serviço Social, historicamente, contempla a família como sujeito de referência na proteção social dos seus membros, e pelo fato de entender que, através das reuniões de acompanhamento, é possível estabelecer processos de acolhimento, referência e contrarreferência entre serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Izidório, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

e-mail: rosaneizidorio@gmail.com


Telma Cristiane Sasso de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora Assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora Adjunta PRO/PETSAUDE III. Tutora PETSaúde 2010-2014.

e-mail: telmasasso@gmail.com

Downloads

Publicado

27-02-2013

Como Citar

Izidório, R., & Sasso de Lima, T. C. (2013). Serviço Social e Programa de cirurgia bariátrica: sistematizações iniciais. Argumentum, 4(2), 145–160. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.4450

Edição

Seção

Artigos Temáticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)