Desafios e Perspectivas para a América Latina do Século XXI

Autores

  • Marcelo Dias Carcanholo Faculdade de Economia da UFF

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8207

Resumo

O trabalho pretende discutir os atuais condicionantes da dependência da América Latina no século XXI, em específico os que se relacionam com a atual crise do capitalismo contemporâneo. Os objetivos são: (i) identificar a atual fase da crise mundial; (ii) as formas de impacto que essa fase pode criar para agravar os condicionantes estruturais da dependência na América Latina; (iii) quais são as conformações dos capitais regionais em função do anterior?; (iv) quais as alternativas existentes na região para responder aos impactos da crise, de maneira a confrontar os condicionantes estruturais e conjunturais da atual dependência?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Dias Carcanholo, Faculdade de Economia da UFF

graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo (NIEP-UFF), Professor Colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF-MST) e Pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD-IPEA). Faz parte do Grupo de Trabalho da CLACSO (2010-2012) "Economía mundial, economías nacionales y crisis capitalista". Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Economia Marxista e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do valor, neoliberalismo, vulnerabilidade externa, abertura externa, economia brasileira e américa latina.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

Carcanholo, M. D. (2014). Desafios e Perspectivas para a América Latina do Século XXI. Argumentum, 6(2), 6–24. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8207