Sociologia da Educação sob o pano de fundo da Modernidade: um programa teórico

Autores

  • Raul Nunes UFF
  • João Pedro dos Santos Lopes UFF

DOI:

https://doi.org/10.47456/709jtk07

Resumo

Esse artigo propõe delinear um programa teórico para a Sociologia da Educação que parte do argumento central de que a Sociologia é a Ciência da Modernidade. A sociologia se insere numa busca pela constituição de uma ciência moderna que dê conta da análise das instituições e processos que constituem a modernidade, dentre os quais se destacam, por um lado, o capita- lismo, o Estado-nação e a ciência e, por outro, a industrialização, a urbanização, a racionalização, a individualização e, também, a escolarização. O papel cada vez mais proeminente da educação e, mais especificamente, da escola na modernidade fez com que os sociólogos se debruçassem sobre essa instituição. É nesse sentido que é possível pensar a sociologia da educação como um estudo da relação entre educação e sociedade na moder- nidade. Na sociologia clássica, os autores pensaram a educa- ção escolar como forma de produzir integração social, em suas relações com os processos de racionalização, em sua interface com o trabalho e ainda associada à instrumentalização política para promoção da liberdade. Com os acontecimentos globais no começo do século XX que impactaram as instituições modernas, novas preocupações surgiram acerca da interação entre educa- ção e sociedade. A sociologia contemporânea passou a observaro sistema de ensino como forma de transformação dos valores ou de reprodução das desigualdades sociais, tendência que se sagrou dominante a partir dos anos 1960. Deste modo, a pro- posta aqui elaborada apresenta uma interpretação ampliada da Sociologia da Educação como desdobramento sociológico da modernidade.

Biografia do Autor

  • Raul Nunes, UFF

    Raul Nunes é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. É mestre e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. 

  • João Pedro dos Santos Lopes, UFF

    João Pedro dos Santos Lopes é graduando em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense e monitor da disciplina Sociologia da Educação I. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. 1980. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Edito- rial Presença/Martins Fontes.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. 1982. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

DOMINGUES, José Maurício. 2005. Sociologia e modernidade: para entender a socie- dade contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

DU BOIS, William D. 2021. As almas do povo negro. São Paulo: Veneta. DURKHEIM, Émile. 2011. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes.

FORQUIN, Jean-Claude. 1995. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. Sociologia da Educa- ção: dez anos de pesquisa. FORQUIN, Jean-Claude (org.). Petrópolis: Vozes, p. 19-78.

GIDDENS, Anthony. 1991. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP.

LAHIRE, Bernard. 2008. Sucesso escolar nas classes populares: as razões do impro- vável. São Paulo: Editora Ática.

MANNHEIM, Karl. 1973. Diagnóstico de nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar. MARTINEAU, Harriet. 2021. Como observar: morais e costumes. Governador Valada-

res: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara.

LEFEBVRE, Henri. 2013. Marxismo. Porto Alegre: L&PM.

LOMBARDI, José Claudinei. 2011. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. Revista HISTEDBR, v. 11, n. 41, p. 347-366.

MARX, Karl. 2011. O Capital. Volume 1. São Paulo: Boitempo.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. 2005. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo. NISBET, Robert. 2009. La formación del pensamiento sociológico. 2ª ed. Buenos Aires: Amorrortu.

NOGUEIRA, Maria Alice. 1995. Tendências atuais da sociologia da educação. Leituras e Imagens. Florianópolis: UDESC.

SELL, Carlos Eduardo. 2002. Max Weber e a sociologia da educação. Revista Contra- pontos, v. 2, n. 2, p. 205-213.

WEBER, Max. 1982. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC.

Downloads

Publicado

01-08-2025