Os aspectos intraescolares na sociologia da educação: uma reflexão a composição das turmas na educação básica brasileira

Autores

  • Joana da Costa Macedo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/vx9wz666

Resumo

O artigo pretende discutir as questões sociológicas em torno do tema da importância das turmas dentro das escolas pú- blicas da educação básica no Brasil. A temática está relacionada ao tema da enturmação e os processos sociais subjacentes à formação das turmas. Enquanto objeto de análise sociológico, o elemento turma representa um fator intraescolar utilizado para o conhecimento sobre funcionamento interno das instituições esco- lares. Considerando o debate teórico da sociologia da educação sobre os fatores intraescolares, as pesquisas sobre a enturmação e sobre o núcleo turma no processo escolar da educação básica ainda se mostram tímidas enquanto uma “característica-chave” para o entendimento sobre as condições internas das escolas pú- blicas. Nesse sentido, partindo das contribuições sociológicas da educação, este artigo reflete sobre a formação das turmas para as oportunidades educacionais e reconhece as turmas como um fator escolar relevante para a compreensão sobre seus possíveis efeitos no que tange às discussões sociológicas sobre trajetórias escolares, papel da escola, desigualdades educacionais e qua- lidade da educação. Assim, este artigo espera contribuir para o debate sociológico sobre a compreensão da escola pública no Brasil por meio de uma variável intraescolar, as turmas.

 

 

Biografia do Autor

  • Joana da Costa Macedo, UERJ

    Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2012 e 2013 foi pesquisadora/visitante no Center for Anthropological Research na University of Johan- nesburg, África do Sul. É especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Ja- neiro (2018), e Pós-Doutora (2024) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Integra o Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação (GPCSE/ UERJ). Tem experiência na Sociologia da Educação e no Ensino de Sociologia. Pesquisa temas sobre oportunidades educacionais e desigualdades escolares. 

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Publicado

01-08-2025