Os aspectos intraescolares na sociologia da educação: uma reflexão a composição das turmas na educação básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47456/vx9wz666Resumo
O artigo pretende discutir as questões sociológicas em torno do tema da importância das turmas dentro das escolas pú- blicas da educação básica no Brasil. A temática está relacionada ao tema da enturmação e os processos sociais subjacentes à formação das turmas. Enquanto objeto de análise sociológico, o elemento turma representa um fator intraescolar utilizado para o conhecimento sobre funcionamento interno das instituições esco- lares. Considerando o debate teórico da sociologia da educação sobre os fatores intraescolares, as pesquisas sobre a enturmação e sobre o núcleo turma no processo escolar da educação básica ainda se mostram tímidas enquanto uma “característica-chave” para o entendimento sobre as condições internas das escolas pú- blicas. Nesse sentido, partindo das contribuições sociológicas da educação, este artigo reflete sobre a formação das turmas para as oportunidades educacionais e reconhece as turmas como um fator escolar relevante para a compreensão sobre seus possíveis efeitos no que tange às discussões sociológicas sobre trajetórias escolares, papel da escola, desigualdades educacionais e qua- lidade da educação. Assim, este artigo espera contribuir para o debate sociológico sobre a compreensão da escola pública no Brasil por meio de uma variável intraescolar, as turmas.
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