Escola e metamorfoses: uma leitura antropológica da literatura de Édouard Louis

Autores

  • Rodrigo Rosistolato UFRJ
  • Tânia Dauster PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/wv56fv79

Resumo

O artigo é fruto de reflexões socioantropológicas rela- cionadas à obra de auto-ficção publicada por Édouard Louis. O escritor francês, nascido nas camadas subalternizadas da França contemporânea, converte a sua trajetória entre a infância, a ado- lescência e a idade adulta em manifesto político. A sua literatura é um mergulho de reconstrução identitária que envolve trânsitos espaciais, associados a mudanças simbólicas construídas com a intencionalidade central de tornar-se outro, fruto de identificações positivas com o estilo de classe que ele associa ao que classifica como “burguesia francesa”. As metamorfoses vivenciadas pelo autor mesclam escolhas racionais e contingências sociais, atra- vessadas permanentemente por questões educacionais, aprendi- zagens e pelas desigualdades estruturais presentes no contexto francês. Demonstraremos uma teia intrincada, presente em sua literatura, que articula abordagens, em certa medida, conceituais, oriundas da formação em ciências humanas do autor, com recor- tes do passado, construídos enquanto memória. Os livros anali- sados, em conjunto ou individualmente, revelam os detalhes de um projeto que se constrói em duas vias. Por um lado, no sentido da própria transformação e, por outro, da construção narrativa – literária - das metamorfoses como estratégia de consolidação de um lugar no campo literário, inicialmente francês e depois mun- dial. Há um conjunto de intencionalidades manifestas nos livros, que revelam as estratégias de um intelectual que realizou uma leitura dos campos acadêmico e literário e estabeleceu relações com outras personalidades já reconhecidas em ambos os cená- rios. Nestas redes, ele organizou ações em modo prospectivo de forma a inserir-se academicamente e no mercado literário e obteve sucesso. Salientamos que compreendemos sucesso em acordo com perspectiva do próprio autor, explicitada nos livros. 

Biografia do Autor

  • Rodrigo Rosistolato, UFRJ

    Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), pro- fessor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Bolsista em produtividade de pesquisa pelo CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Integra a equipe do LaPOpE. Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Associado efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia e da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. Membro do Grupo de Trabalho Ensino de Antropologia e a formação de antropó- logos e antropólogas da Associación Latinoamericana de Antropologia. Membro do Ceape - Centro de Antropologia de Processos Educativos, localizado na UNICAMP. 

  • Tânia Dauster, PUC-RJ

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Pon- tifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Fe- deral do Rio de Janeiro – Museu Nacional. Realizou Pós-Doutorado no Museu Nacional (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social). Professora Emérita da PUC-Rio. Atualmente Pesquisadora da Rede Argonautas. 

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Publicado

01-08-2025