Escola e metamorfoses: uma leitura antropológica da literatura de Édouard Louis
DOI:
https://doi.org/10.47456/wv56fv79Resumo
O artigo é fruto de reflexões socioantropológicas rela- cionadas à obra de auto-ficção publicada por Édouard Louis. O escritor francês, nascido nas camadas subalternizadas da França contemporânea, converte a sua trajetória entre a infância, a ado- lescência e a idade adulta em manifesto político. A sua literatura é um mergulho de reconstrução identitária que envolve trânsitos espaciais, associados a mudanças simbólicas construídas com a intencionalidade central de tornar-se outro, fruto de identificações positivas com o estilo de classe que ele associa ao que classifica como “burguesia francesa”. As metamorfoses vivenciadas pelo autor mesclam escolhas racionais e contingências sociais, atra- vessadas permanentemente por questões educacionais, aprendi- zagens e pelas desigualdades estruturais presentes no contexto francês. Demonstraremos uma teia intrincada, presente em sua literatura, que articula abordagens, em certa medida, conceituais, oriundas da formação em ciências humanas do autor, com recor- tes do passado, construídos enquanto memória. Os livros anali- sados, em conjunto ou individualmente, revelam os detalhes de um projeto que se constrói em duas vias. Por um lado, no sentido da própria transformação e, por outro, da construção narrativa – literária - das metamorfoses como estratégia de consolidação de um lugar no campo literário, inicialmente francês e depois mun- dial. Há um conjunto de intencionalidades manifestas nos livros, que revelam as estratégias de um intelectual que realizou uma leitura dos campos acadêmico e literário e estabeleceu relações com outras personalidades já reconhecidas em ambos os cená- rios. Nestas redes, ele organizou ações em modo prospectivo de forma a inserir-se academicamente e no mercado literário e obteve sucesso. Salientamos que compreendemos sucesso em acordo com perspectiva do próprio autor, explicitada nos livros.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FIGUEIREDO, Janaína P. Amado Batista de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. p. 183-191.
ERIBON, Didier. Retorno a Reims. Belo Horizonte. Editora Âyiné, 2024.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. GOFFMAN, Erving. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience.
Boston: Northeastern University Press, 1974.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriora- da. Tradução de Mathias Lambert. 1. ed. Rio de Janeiro: Sabotagem, 2004.
LOUIS, Édouard. Lutas e metamorfoses de uma mulher. Trad. Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2023.
LOUIS, Édouard. Monique se liberta. Trad. Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2024. LOUIS, Édouard. Mudar: Método. Trad. Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2024.
LOUIS, Édouard. Quem Matou meu pai. Trad. Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2023.
MAUSS, Marcel. Ensaios de sociologia. Trad. Luiz João Gaio e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia, com uma introdução à obra de Marcel Mauss, de Claude Levi-Strauss. Trad. Lamberto Puccinelli. São Paulo: EPU, v. 1, 1974.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
ROSISTOLATO, R. P. R. Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage. Vibrant (Florianópolis), v. 12, p. 380-416, 2015.
ROSISTOLATO, R. P. R.; PIRES DO PRADO, A. P.; KOSLINSKI, M. C. ; CARVALHO,
J. T. MOREIRA, A. M. . Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 27, p. 237-261, 2016. ROSISTOLATO, R. P. R.; PIRES DO PRADO, A. P.; CERDEIRA, Diana Gomes da Silva
. Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famí- lias. Pró-posições (UNICAMP. ONLINE), v. 34, p. 01-31, 2023.
ROCHA, Gilmar. Mauss & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra. Antropologia & Educação. 1. ed. Belo Hori- zonte: Autêntica, 2009. 159p
VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Trad. Mariano Ferreira. Antropologia
11. Petrópolis: Vozes, 1977.
VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da socie- dade contemporânea. 5.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: Antropologia das Sociedades Comple- xas. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
WILLIS, Paul. Learning to Labor: How Working Class Kids Get Working Class Jobs. Stanley Aronowitz (Introduction), Columbia University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais detém os direitos autorais dos artigos nele publicados mediante submissão dos autores .O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao Cadecs.



