A Antropologia vai à escola: práticas etnográficas no ensino de Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.47456/q5qn8225Resumo
O artigo debate uma intervenção pedagógica para o ensino de Sociologia na Educação Básica que foi construída entre os anos de 2022 e 2023, durante realização de estágios supervisionados em escolas públicas de Maringá, no Paraná. O objetivo, portanto, é apre- sentar e problematizar práticas de ensino etnograficamente inspiradas que possam contribuir com a formação docente nas ciências sociais ao propor caminhos potenciais para que o exercício da alteridade possa ser levado à sério na educação escolar. A proposta de intervenção visa estimular a participação ativa de discentes e docentes com suas co- munidades de origem, promovendo processos de autotransformação, curiosidade, desnaturalização, empatia e estranhamento por meio do reconhecimento sensível das diferenças culturais. Para isso, diálogos com o legado antropológico são mobilizados como uma maneira de contornar a organização “bancária” da educação e extrapolar projetos de ensino pautados na mera transmissão de conteúdo. Desse modo, as práticas propostas expressam um desconforto diante do lugar ocupado pelas ciências sociais na escola, seja diante dos limites institucionais, seja diante das tensões em torno do papel do ensino de Sociologia. Por fim, argumentamos que, embora princípios importantes como a partici- pação comunitária e a obrigatoriedade do ensino da diversidade este- jam presentes na atual organização da educação brasileira, decentes precisam abordá-los de forma crítica, engajada e reflexiva.
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