Ensino de Sociologia e Tecnologias Digitais: um estudo com os canais do youtube especializados em Sociologia e Educação

Autores/as

  • Samuel Pires Melo UFDPAR
  • Leonam Costa Oliveira UFDPAR
  • Fabrícia Marques Santos UFDPAR

DOI:

https://doi.org/10.47456/zn2qxv19

Resumen

Este trabalho analisa a relação entre o ensino de So- ciologia e Tecnologias Digitais, por meio do estudo com os canais do youtube especializados em Sociologia e Educação no Brasil. Questiona-se como as tecnologias digitais, especialmente o You- Tube, podem influenciar as práticas educativas na área do En- sino de Sociologia, destacando as transformações trazidas pela cibercultura. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualita- tiva, focada na análise de canais de YouTube, como Café com Sociologia e GRUPEES UFJF, além de outros três, que abordam de alguma forma as tecnologias digitais na Sociologia da educa- ção. As informações foram produzidas pela coleta e breve análise de videoaulas, número de visualizações, interações e relevân- cia de conteúdos apresentados. Constatou-se que os materiais educacionais disponíveis na plataforma contribuem significativa- mente para a ampliação do conhecimento de sociologia, através de conteúdos interativos. Oferecem novas estratégias de ensino, como metodologias com recursos audiovisuais dinâmicos. Embora alguns desafios tenham sido evidenciados, como a quantidade de canais de sociologia e sua diversidade no Brasil, que limita o acesso e conhecimento de alguns estudantes a esses materiais, ainda existem limites com reflexões sobre as relações das tecnologias na vida social. A pesquisa conclui que, apesar dos avanços proporcionados pela cibercultura, a inclusão da sociedade de forma ampla e crítica ainda é um desafio significativo para a democratização desses tipos de dispositivos digitais educativos. 

Biografía del autor/a

  • Samuel Pires Melo, UFDPAR

    Doutor em Sociologia/UFPE, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFPI e profes- sor do Curso de Pedagogia/ UFDPAR. 

  • Leonam Costa Oliveira, UFDPAR

    Doutor em Educaçào/USP, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFDPAR e professor do Curso de Medicina/ UFDPAR. 

  • Fabrícia Marques Santos, UFDPAR

    Graduada em Pedagogia/ UFDPAR. 

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Publicado

01-08-2025