Para além do apoio material: avanços e desafios para a permanência estudantil nas universidades federais brasileiras

Autores

  • Rosana Rodrigues Heringer UFRJ
  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias UNIFESP
  • Michelle Cristine da Silva Toti UNIFAL
  • Ruth Maria Moraes Oliveira Prado IFMA

DOI:

https://doi.org/10.47456/f4gw1131

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que teve por objetivo mapear as ações de permanência, assistência e apoio pedagógico direcionadas aos estudantes das 69 univer- sidades federais brasileiras, por meio de roteiro de pesquisa online, preenchido com base nos websites das universidades, combinado com a análise de documentos institucionais. Apresen- tamos e discutimos os principais resultados deste levantamento, com o objetivo de contribuir com informações sobre as políticas implementadas pelas universidades federais, tal como se apre- sentavam em 2023, além de propor algumas reflexões sobre o tema, a fim de aprofundar alguns aspectos do debate necessá- rio sobre políticas de assistência e permanência estudantil no Brasil contemporâneo. De forma geral, observamos um avanço tanto no amadurecimento de concepções quanto de ações de permanência nos últimos anos, as quais têm sido, cada vez mais compreendidas como uma responsabilidade da instituição e não somente de um setor específico.

Biografia do Autor

  • Rosana Rodrigues Heringer, UFRJ
    • Doutora em Sociologia (IUPERJ), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Edu- cação e dos cursos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), com atuação em temas como políticas de ação afirmativa, relações raciais, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, desigualdades de gênero e direitos Coorde- nadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da UFRJ (LEPES), foi Pesquisadora Visitante na University of Texas - Austin (2020), como bolsista Fulbright e atuou em diversas instituições no Brasil e no exterior. Integra conselhos de organizações ligadas à educação e direitos sociais.
  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, UNIFESP
    • Professor do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor e Mestre em Educação pela Unicamp. Foi pe- dagogo da Unifesp no campus Osasco, no Núcleo de Apoio Estudantil (NAE). Atualmente é Coordena- dor de Apoio Educacional, Acessibilidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) da Unifesp. Coordena o Programa de Travessia da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unifesp, programa de mentoria voltado ao acolhimento de estudantes ingressantes. Tam- bém coordena o Laboratório de Pesquisas sobre Serviços de Apoio aos Estudantes do Ensino Superior (LAPES), uma rede formada por profissionais de serviços de apoio aos estudantes de todo o país e que busca oferecer formação continuada para esses profissionais.
  • Michelle Cristine da Silva Toti, UNIFAL
    • Doutora em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação (IFG-GO) e graduada em Pedagogia (UNESP/Araraquara). Atua na orientação pedagógica como Pedagoga lotada na Pró-Reitoria de Assun- tos Comunitários e Estudantis (Prace) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolven- do ações de apoio pedagógico para os discentes de graduação e pós-graduação e outras ações relacio- nadas à permanência na universidade. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - Faculdade de Educação - UNICAMP. Tem desenvolvido pesquisa sobre o apoio pedagógico no ensino superior e temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação.
  • Ruth Maria Moraes Oliveira Prado, IFMA

    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - LEPES/UFRJ. Pesquisadora visitante na Universidade de Nova Iorque (New York University - NYU) em 2019, Programa Abdias do Nascimen- to/CAPES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Atualmente atua na Diretoria de Relações Internacionais - DIRI, ligada à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/IFMA), no acompanha- mento acadêmico de estudantes em mobilidade outbound.

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Publicado

01-08-2025