EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA: REPRESENTATIVIDADE, CULTURA E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Autores

  • José Luiz Xavier Filho

Resumo

A pesquisa traz como objetivo analisar as possibilidades do professor em sala de aula para o entendimento e aplicação da Lei n. 10.639/2003 e a história e a cultura afro-brasileira, de modo a articular com o livro didático a expressar resultados que se processam com turmas de Ensino Fundamental dos Anos Finais.  Propõe também abordar a cultura, e nesse contexto, as religiões de matriz africana, na percepção de significados dessa matriz na construção do ser brasileiro, em reflexão que se volte a formação dos estudantes nesse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental, recorrendo ao método observacional que traz como estudo de caso, focado no conteúdo programático a seguir de uma sequência de livro didático, que foram articuladas com as observações de professores.

Palavras-chave: Ensino de História; Religiões de matriz africana; Educação.

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Publicado

2021-01-27

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais