Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Congresso Africanidades e Brasilidades
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 5 (2021): Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação
v. 1 n. 5 (2021): Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação
ISSN Eletrônico :
2358-3061
Publicado:
27-01-2021
Expediente
Expediente
Jurema Oliveira
PDF
Apresentação
Apresentação
Jurema Oliveira
PDF
GT1 - Africanidades e Brasilidades em Literaturas e Linguística
DÓNDE SE OCULTA LA SECRETA HERIDA: ASSENTAMENTOS DE RESISTÊNCIA EM FE EN DISFRAZ DE MAYRA SANTOS FEBRES
Cristian Souza De Sales
PDF
O REPERTÓRIO LEXICAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PERNAMBUCO: AFRICANISMOS PRESERVADOS OU INOVAÇÃO LINGUÍSTICA?
Edmilson José de Sá
PDF
A RELEVÂNCIA DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA PARA NOSSA EDUCAÇÃO: ABRANGÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE NA PROSA DE GENI GUIMARÃES
Ângela da Silva Gomes Poz
PDF
VERSOS CORRENTEZAS: ÁGUA, UM OPERADOR ESTÉTICO-DIVINO NA POÉTICA DE LÍVIA NATÁLIA
Joelia de Jesus Santos
PDF
ANÁLISE SEMÂNTICA DA PALAVRA SENHOR EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XVII
Liliana de Almeida Nascimento Ferraz , Jorge Viana Santos
PDF
ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DO POVO MOÇAMBICANO NA OBRA O CANTO DOS ESCRAVIZADOS DE PAULINA CHIZIANE
Márcia Neide dos Santos Costa
PDF
O ARQUÉTIPO DA MULHER NEGRA À FIGURA DA BRUXA: DUPLA COLONIZAÇÃO NO POEMA A LENDA DA BRUXA, DE CONCEIÇÃO LIMA
Clara Mayara de Almeida Vasconcelos, Rafael Francisco Braz, Sueli Meira Liebig
PDF
O COLONIALISMO E SEUS DESFAZIMENTOS PELAS PERSONAGENS FEMININAS EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ
Katria Gabrieli Fagundes Galassi
PDF
“O PASSADO NÃO SE ESQUECE. ADORMECE COMO SEMENTE NO FUNDO DA MENTE. CAI NO SOLO E GERMINA ESPINHOS NO PRESENTE”: ANCESTRALIDADES E MATRILINEARIDADE AFRICANAS EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE
Otávio Klug de Almeida, Jurema Oliveira
PDF
PEPETELA: A CONFIGURAÇÃO DA ANCESTRALIDADE EM MAYOMBE, O TÍMIDO E AS MULHERES E PREDADORES
Rafaelly Bonadiman Vieira, Jurema Oliveira
PDF
A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO AFRODESCENDENTE NAS PINTURAS DE DEBRET, BROCOS, PORTINARI E DI CAVALCANTE CONTEXTUALIZANDO O ASPECTO POLÍTICO-IDEOLÓGICO BRASILEIRO
Ana Rita César Lustosa, Rita Mychelly Santos Salles, Sérgio Rodrigues de Souza
PDF
GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais
A DECOLONIALIDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vitória Marinho Wermelinger
PDF
A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E A INVISIBILIDADE DAS PEDAGOGIAS DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO
Tânia Maria dos Santos , Aldieris Braz Amorim Caprini
PDF
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Andréia Regina Silva Cabral Libório, Marina Graziela Feldmann, Maria Aparecida Custódio Marcolino
PDF
A REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO PIBID
Rafael Teixeira Ciríaco de Souza
PDF
DESAFIOS EDUCACIONAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO, DESIGUALDADES E DIFERENÇAS
Thais Fernanda Martins Nascimento, Bruno Antonio Cerchi, Patricia Martins da Silva Nascimento
PDF
DIÁLOGO SOBRE A DESIGUALDADE, EXCLUSÃO E A ETNIA: EM SALA DE AULA A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO
Luiz Carlos de Sá Campos
PDF
EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA: REPRESENTATIVIDADE, CULTURA E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
José Luiz Xavier Filho
PDF
IDENTIDADE CULTURAL E O FUNK: UM PROCESSO CRIATIVO EM TEATRO COM JOVENS E ADOLESCENTES NA ESCOLA
Marcilene dos Santos Costa, Fábio Dal Gallo
PDF
INVADINDO ESCOLAS COM HISTÓRIAS NEGRAS: OS BLACK POWERS DE TAYÓ E AKIN, DE KIUSAM DE OLIVEIRA
Dênis Moura de Quadros
PDF
LEITURA LITERÁRIA TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A QUESTÃO RACIAL EM DOIS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
Suéllen Pereira Miotto Lourenço, Rosana Carvalho Dias Valtão
PDF
LETRAMENTO LITERÁRIO À LUZ DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO GRÖHS
Maxsuel Pereira Barbosa, Márcia Juliana da Silva
PDF
O ENCRUZILHAMENTO DO TEXTO NARRATIVO NEGRO PARA A CENA: DA METODOLOGIA DO ENSINO DE TEATRO À FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO/A EDUCANDO/A
Rubens dos Santos Celestino
PDF
O PRECONCEITO SUBJETIVO COMO ENTRAVE AO ENSINO DE CULTURAS CARACTERISTICAMENTE DE ORIGEM AFRICANAS
Liliane Rodrigues de Souza, Sérgio Rodrigues de Araújo
PDF
PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA LEI 10.639/2003
André Mendes Gomes, Aldieris Braz Amorim Caprini
PDF
REFLEXOS, POTENCIALIDADES E TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DO MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR NA CIDADE DE DIADEMA
Juliana de Souza Ramos
PDF
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EM FOCO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE – MG/BRASIL
Adriana Bom Sucesso Gomes, Rogério Correia da Silva, Tânia A. Ambrizi Gebara
PDF
RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO NA BASE DE DADOS DA CAPES
Cintia Quina, Edna Martins
PDF
TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE UNIVERSITÁRIOS NEGROS E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA E HOMOSSEXUALIDADE: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL
Gabriel da Silva Brito, Edna Martins
PDF
A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE: DISPUTAS EPISTÊMICAS NA GEOGRAFIA
Vinícius de Luna Chagas Costa, Diomario da Silva Junior
PDF
GT 3- Africanidades e Brasilidades em Direitos Humanos e Políticas Públicas
1º FÓRUM LINHARENSE DO EMPODERAMENTO NEGRO: A ORIGEM DO PROJETO BLACK POWER
Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Poliana Bernabé Leonardeli, Évilyn Rosa Lirio
PDF
O MERCADO DE TRABALHO E AS JUVENTUDES NEGRXS
Diomario da Silva Junior, Vinicius de Luna Chagas Costa, Juliana Nascimento da Silva Avelino
PDF
SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS COTAS RACIAIS COMO MEIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Edmundo Fernandes Souza Filho, Edna Martins
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems