SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS COTAS RACIAIS COMO MEIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de discutir os sentidos e significados das cotas raciais e apresenta como referencial teórico a Psicologia Histórico Cultural de Vigotski e colaboradores. Participaram da pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas, estudantes que optaram pela reserva de vagas para acessar o ensino superior e se autodeclararam pretos ou pardos, assim como professores e membro da equipe de gestão da universidade pesquisada. Quanto aos resultados, notam-se significados e sentidos variados acerca das cotas raciais como forma de ingresso na universidade. Enquanto os alunos percebem as cotas como a consolidação de direitos decorrentes de lutas históricas por igualdade, os docentes indicam posicionamentos marcados pelas concepções de miscigenação da população brasileira e mito da democracia racial. Observa-se a necessidade de ampliar as discussões acerca das cotas raciais a fim de favorecer a permanência e o êxito da população negra no ensino superior.
Palavras-chave: Reserva de Vagas; Questões Étnico-Raciais; Teoria Histórico-Cultural; Ensino Superior.