LEITURA LITERÁRIA TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A QUESTÃO RACIAL EM DOIS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Suéllen Pereira Miotto Lourenço
  • Rosana Carvalho Dias Valtão

Resumo

A presença da literatura no ensino médio está, muitas vezes, limitada ao estudo dos estilos literários e suas características e biografia de autores consagrados. O texto literário, quando aparece, é apenas por fragmentos e para ser utilizado para exemplificar algum conteúdo, literário ou não. Ressaltando a importância social da escola, como instituição responsável pelo acesso ao conhecimento organizado, e a função da literatura na formação do homem, propomo-nos, neste trabalho, a apresentar uma  alternativa metodológica para a leitura e estudo de dois contos de Machado de Assis: Pai contra mãe e O caso da vara. O que ora denominamos metodologia temática revela-se como uma alternativa que se pauta, de maneira articulada: a) na escolha de textos literários que se aproximam tematicamente (objeto de ensino); b) no planejamento de ações didáticas que promovam uma efetiva apropriação dos instrumentos culturais a serem transmitidos; c) no conhecimento sobre os destinatários dessa ação de ensino a fim de oportunizar a formação de leitores literários críticos, sensíveis e cada vez mais autônomos, capazes de perceber os valores ideológicos imbricados nas palavras. Com vistas a analisar as estratégias utilizadas pelo autor para denunciar as questões de raça e da escravidão no Brasil, lançamos mão da poética da dissimulação (Gledson (1986), Ianni (1988), Chalhoub (2003), Duarte (2007), principalmente) para explicar como está marcada a consciência autoral nos textos machadianos. Nessa ambiência, dentre os vários temas que poderíamos abordar a partir da apreciação das duas obras, selecionamos a questão racial tendo em vista a necessidade ainda de fomentarmos: a) a defesa de um Machado de Assis que condena, pela via da ficção, o preconceito racial e a escravidão; b) a discussão desse tema, tão incômodo para alguns, no ambiente escolar. O Brasil é um país em que a maioria da população é de origem africana, ou seja, é preta ou parda, como mostrou a pesquisa de amostragem do IBGE em 2018, e está justamente nessa parcela da população o maior número de vítimas de homicídios no país: em 2017, o número de taxa de homicídios por 100 mil habitantes revela que, em um total de 65.602 homicídios, 49.524 foram contra pessoas pretas ou pardas. Por isso, tomar o texto de Machado de Assis de maneira a garantir que sua escrita explicite e denuncie realidades tão desumanas do passado e que atravessam nossos dias é necessário e urgente. Com tal proposta, e amparados nos pressupostos didáticos da pedagogia histórico-crítica (MARSIGLIA, MARTINS e LAVOURA, 2019), pretendemos colaborar para um ensino de Literatura que, partindo da realidade do aluno, possibilite a ampliação de seu conhecimento de mundo, de seu vocabulário, de suas relações, a fim de promover o máximo desenvolvimento de suas capacidades afetivo-cognitivas, dando-lhe condição de analisar os fenômenos da prática social em sua história e contradições e agir em prol de sua transformação.

Palavras-chave: Leitura literária temática. Leitura literária no ensino médio. Machado de Assis e poética da dissimulação.

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Publicado

27-01-2021

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais