O ENCRUZILHAMENTO DO TEXTO NARRATIVO NEGRO PARA A CENA: DA METODOLOGIA DO ENSINO DE TEATRO À FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO/A EDUCANDO/A

Autores

  • Rubens dos Santos Celestino

Resumo

Esse artigo surge a partir da minha prática pedagógica, artística e estética do fazer teatral no contexto escolar quilombola, visando analisar, discutir e problematizar os desafios e encruzilhadas do ensino de teatro na construção étnico-racial do educando(a), tendo como fio condutor do processo criativo cênico fragmentos de textos de autores negros – Solano Trindade e Abdias do Nascimento, bem como a história da própria comunidade. Nesse sentido, o percurso investigativo foi desenvolvido na Escola Municipal Duque de Caxias, situada na Comunidade Remanescente Quilombola Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde/BA. Assim, as proposições realizadas nas aulas entrelaçaram dialeticamente abordagens cênicas, históricas e pedagógicas voltadas para a formação identitária do estudante negro. Essa experiência possibilitou uma reflexão crítica acerca da invisibilidade do negro e da negra nos espaços de poder, bem como evidenciou a importância da instituição escolar no combate ao racismo e a promoção da equidade racial.

Palavras-chave: Teatro; Formação étnico-racial; Educação quilombola.

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Publicado

27-01-2021

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais