O PRECONCEITO SUBJETIVO COMO ENTRAVE AO ENSINO DE CULTURAS CARACTERISTICAMENTE DE ORIGEM AFRICANAS

Autores

  • Liliane Rodrigues de Souza
  • Sérgio Rodrigues de Araújo

Resumo

Este trabalho aborda uma temática que visa analisar o preconceito subjetivo como entrave ao ensino de culturas caracteristicamente de origem africanas. Sua relevância científica encontra-se no fato de que se terá a chance de analisar como se desenvolve o preconceito estrutural subjetivo. Sua relevância social encontra-se na possibilidade de poder apresentar um diálogo mais profundo entre o que se aprende na escola sobre culturas de matriz africana e como se assimila este mesmo ensinamento e as resistências que o professor apresenta para colocá-las aos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, factual, analítica, em que se busca sintetizar os valores de uma cultura fundamentada no eurocentrismo e que, como regra, busca negar toda uma cultura que não se encaixe neste perfil idealizado. Esta investigação elegerá o materialismo dialético como seu método de pesquisa direcional, considerando que ele é o que melhor se apresenta como capaz para analisar e discutir as causas internas e externas do objeto. As conclusões a que se chega é que, sobrexiste uma necessidade de formação mais profunda dos professores das áreas de humanas, especialmente os pedagogos, porque estes profissionais ocupam 50% de toda a vida acadêmica dos estudantes da Educação Básica. Há que admitir o peso da educação cultural que forma um tipo de cidadão preconceituoso, sem este se dar conta de que o é, e um professor que assim o faz, sem a consciência de que assim o faz, porque nega acesso aos estudantes sobre estas temáticas e nega um estudo mais amplo sob o aspecto cultural e sua influência na formação da cultura brasileira específica.

Palavras-chave: Cultura de matriz africana. Práxis pedagógica. Preconceito subjetivo.

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Publicado

27-01-2021

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais