PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA LEI 10.639/2003

Autores

  • André Mendes Gomes
  • Aldieris Braz Amorim Caprini

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas parciais do mestrado em Ensino de Humanidades e visa discutir o contexto histórico da inserção da temática da africanidade na educação a partir da Lei 10.639/2003. O trabalho aborda o tema por meio dos pressupostos teóricos de Anderson Ribeiro Oliva, Kabengele Munanga, Marina de Mello e Souza, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, autores que deixam claro a necessidade de trabalhar os aspectos relativos à África na educação brasileira por meio de uma nova perspectiva, rompendo com a visão eurocêntrica colonizadora que historicamente marcou a abordagem da africanidade em nosso país provocando preconceitos e estereótipos que infelizmente são presentes na sociedade brasileira e consequentemente estão enraizados na nossa educação. Nesse caminho, tais autores buscam valorizar as produções culturais dos povos africanos que tanto contribuem para nossa formação histórica e que necessitam urgentemente fazer parte da realidade educacional do nosso país. Dessa forma o artigo consiste numa metodologia de revisão bibliográfica acerca da temática em questão, seguindo três etapas: num primeiro momento temos a intenção de mostrar como a promulgação da referida lei representou um avanço na educação brasileira no sentido de ordenar que o tema passasse a fazer parte de nosso universo escolar; em seguida discutiremos o caminho ainda a ser percorrido no sentido de que tal ordenamento jurídico efetivamente seja uma realidade no cotidiano escolar; por fim, apontaremos possibilidades no sentindo de proporcionarmos uma maior inserção da africanidade na educação brasileira destacando a importância da formação continuada de professores como fundamental para esse objetivo que temos a intenção de alcançar.

Palavras chave: africanidade, formação de professores, lei 10.639.

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Publicado

2021-01-27

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais