REFLEXOS, POTENCIALIDADES E TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DO MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR NA CIDADE DE DIADEMA

Autores

  • Juliana de Souza Ramos

Resumo

Este estudo pretende tomar como categoria de analise a influência causada dos saberes negros na Cidade de Diadema e nas relações escolares, a partir da reflexão trazida sobre o desenvolvimento da cidade de Diadema, território negro na grande São Paulo, a partir do olhar e da percepção dos saberes negros absorvidos em especial dos Movimento Negro Educador através de suas ações emancipatórias, que perpassam pelas propostas identitárias (ações afirmativas), políticas e estético-corpóreos. Sobre as relações escolares, a produção discente nas disciplinas de História e Sociologia, nos primeiros anos do século XXI, bem como a produção não oficial discente, no cotidiano escolar. Pretende para tanto, evidenciar neste referencial as representações sobre o feminino e suas percepções, mudanças, rupturas e permanências, trabalhadas por intermédio das disciplinas de História e Sociologia e suas repercussões estabelecidas entre os representantes de diferentes grupos que atuam no ambiente escolar do Ensino Médio. Para esta análise as repercussões identificadas engendram um modo de interpretar, comunicar e sobre o modo de produzir e elaborar conhecimentos. Ou seja, uma análise que toma o impacto mencionado como fenômeno, portador de saberes e crenças dos grupos envolvidos, objetivando na sua tradução, a produção e a elaboração de conhecimento.

Palavras-chave: Território; Educação; Movimento Negro; Gênero; Etnia.

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Publicado

2021-01-27

Edição

Seção

GT 2- Africanidades e Brasilidades em Educação e Relações Étnico-raciais