Notas sobre memória cultural e guerra colonial na literatura contemporânea em língua portuguesa: o caso de Angola em Teoria geral do esquecimento e em O retorno

Autores

  • Bruno Mazolini de Barros PUCRS

Resumo

Angola e Brasil não têm em comum somente a exploração portuguesa sofrida por séculos. Na literatura contemporânea em língua portuguesa, os laços entre as duas nações se mostram mais íntimos. Em Teoria geral do esquecimento e em O retorno, o Brasil tem um papel marcante na construção ficcional de Angola do período das guerras coloniais.
Paulo de Medeiros, em “Sombras: memória cultural, história literária e identidade nacional”, propõe uma ligação mais eficaz entre a história da literatura e memória cultural, cuja reverberação acarretaria em uma presença mais efetiva da história da literatura na construção de uma identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mazolini de Barros, PUCRS

Mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisador vinculado ao grupo Cartografias Narrativas em Língua Portuguesa: redes e enredos de subjetividade, PUCRS.

Downloads

Publicado

31-08-2016

Edição

Seção

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Literaturas