O Desmembramento do Corpo no Surrealismo: As Bonecas de Hans Bellmer

Autores

  • Aline Barbosa da Cruz Prudente UNICAMP

Resumo

Este trabalho analisa o corpo fragmentado no movimento surrealista a partir das bonecas de Hans Bellmer, obras construídas da década de 1930, e fotografadas diversas vezes. Nesta análise são usadas as teorias da coisificação de Bill Brown, do fetichismo de Freud e do estranho de ambos os autores. 

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Biografia do Autor

Aline Barbosa da Cruz Prudente, UNICAMP

Aline Barbosa é diretora de arte, figurinista, artista e arte-educadora . É formada em Artes Visuais pela UNICAMP. Estudou também Design de Figurino (HAW Hamburg – Alemanha), Design (Bauhaus Universität – Alemanha) e Design de Moda (Sigbol – Brasil). Atualmente é mestranda em Teorias das Artes no Instituto de Artes da UNICAMP.

Referências

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MORAES, E. R. O Corpo Impossível, São Paulo: Iluminuras, 2002.

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Publicado

29-07-2017

Como Citar

Barbosa da Cruz Prudente, A. (2017). O Desmembramento do Corpo no Surrealismo: As Bonecas de Hans Bellmer. Revista Do Colóquio, 7(12), 30–41. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14637