O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Rafael Adelino Fortes Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Vanderléia da Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10424

Resumo

Reflexão sobre o ensino de literatura a partir do PCNEM (1999), PCN+ (2002) e as OCNs (2006), discutindo-se o que tais documentos trouxeram como arcabouço teórico e quais as inovações propostas em cada um. Procurou-se, ainda, apontar os aspectos negativos e positivos sobre cada um dos documentos, quando houve. Com relação aos subsídios teóricos, foi relevante analisar os encaminhamentos de cada documento e o pensamento de alguns estudiosos, tais como Cereja (2004), Delors (1996) e Duarte (2006, 2012). Como sugestão metodológica, destaca-se a proposta de Rildo Cosson (2006) referente ao letramento literário.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino médio. Documentos oficiais.

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Publicado

16-07-2015