DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”

Autores

  • Valéria Cristina Ribeiro Pereira Instituto Interdisciplinar de Leitura e Cátedra UNESCO de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10428

Resumo

As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2015