DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10428Resumo
As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.