A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA OBRA IRAKISU: O MENINO CRIADOR, DE RENÊ KITHÃULU
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11955Resumo
Este ensaio tem por objetivo traçar um panorama da literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea de temática indígena. A pesquisa tomou por base a análise de 373 livros infantil e juvenil, quando identificamos dois grupos de escritores: índios e não índios. O primeiro grupo, com 91 livros de escritores que criaram uma literatura baseada na experiência de aldeia e que escreveram a partir da memória de sua gente. O segundo grupo, em maior quantidade, conta com 222 obras e trazem narrativas míticas e vivências do cotidiano indígena. Para análise, selecionamos a obra Irakisu: o menino criador, do indígena Renê Kithãulu, publicada em 2002 a fim de analisar os traços culturais do povo nambikwara. Em resumo, a produção literária de autoria indígena, possibilita, de muitas maneiras, que se ampliem alguns significados e se pluralizem olhares sobre a temática.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil e juvenil. Autores. Indígena.
ABSTRACT: This essay aims to give an overview of children's literature and contemporary Brazilian youth of indigenous issues. The research was based on analysis of 373 children and youth books, we identify two groups of writers: Indians and non-Indians. The first group, with 91 books of writers who created an experiential village and wrote from memory of its people literature. The second group, in greater quantity, features 222 works and brings mythical narratives and experiences of indigenous everyday. For analysis, we selected the work Irakisu: o menino criador, Rene indigenous Kithãulu, published in 2002 in order to analyze the cultural traits of Nambikwara people. In summary, the literary production of indigenous authorship, enables, in many ways, which extend some pluralized meanings and perspectives on the topic.
KEYWORDS: Children's and Young Adult Literature. Authors. Indigenous.
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