IDENTIDADE EM PERFORMANCE: O TICUMBI DE CONCEIÇÃO DA BARRA, ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11962Resumo
O presente artigo pretende tecer algumas considerações acerca da performance cultural do Ticumbi, praticada na Comunidade de Sapê do Norte, município de Conceição da Barra, Espírito Santo. A pesquisa tem como objetivo apresentar e difundir tal prática popular, em que corpo e voz expressam uma forma de comunicação cultural da alteridade, sendo esta ainda pouco estudada nos meios acadêmicos. Realizado a partir da observação participante, o estudo externa o hibridismo presente na comunidade, apontando para a coexistência de elementos ligados à ancestralidade e à história contemporânea. A fim de viabilizar a composição do artigo, foram necessários levantamentos bibliográficos específicos. Dentre os autores presentes na pesquisa, estão: Patrice Pavis (2010), Stuart Hall (2006, 2009) e Hommi Bhabha (2008).
PALAVRAS-CHAVE: Ticumbi. Oralidade. Performance. Identidade.
ABSTRACT: This article aims to present some considerations about the cultural performance Ticumbi practiced in the community of Sapê do Norte, municipality of Conceição da Barra, Espírito Santo. The research aims to present and disseminate this popular practice, in which body and voice create a cultural communication of the alterity, and still little studied in academia. Conducted from participant observation, this research tries to show the hibridity reflected in this community, pointing to the coexistence of elements linked to ancestry and contemporary history. In order to facilitate the composition of the article, specific literature surveys were needed. Among the authors present research are: Patrice Pavis (2010), Stuart Hall (2006, 2009) and Hommi Bhabha (2008).
KEYWORDS: Ticumbi. Orality. Performance. Identity
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