O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11963Resumo
O presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum.
ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.
KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.