Texto, escritura e Música: os fragmentos de Heráclito
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.14945Resumo
RESUMO: Nos textos do pensador Heráclito encontramos diversas referências eventos sonoramente orientados. Neste artigo, objetiva-se demonstrar que tal recorrência audiofocal não se resume ao conteúdo dos fragmentos: toda uma cultura sonora permeia a produção textual de Heráclito, determinando ainda a forma com as palavras são distribuídas nas sentenças. Para tanto, serão analisados mais atentamente os fragmentos 8, 10, 51 e 54.
PALAVRAS-CHAVE: Heráclito. Música. Som. Performance.
ABSTRACT: There are several references to sound-oriented events in the Heraclitus. This paper aims to demonstrate that recurrent references to sound are not only effects of the content of the texts, but also they display cultural aspects of Heraclitus'texts, mainly in the way words are distributed in the sentences. In order to do that, fragments 8, 10, 51 and 54 will be studied.
KEYWORDS: Heraclitus. Music. Sound. Performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcus Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.