Empoderamento de meninas nas primeiras séries do ensino fundamental: lúdico e sexismo em Matilda

Autores

  • Larissa Rocha Vieira Guedes Alcoforado Instituto Federal do Espírito Santo – IFES
  • Camila David Dalvi Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28099

Resumo

Este artigo apresenta caminhos para discussão, nas primeiras séries do ensino fundamental, da temática do empoderamento de meninas, com base no sexismo presente em Matilda (1991), de Roald Dahl. A partir de uma leitura direcionada pelos professores, em que se ressalte o lúdico e o debate dos acontecimentos junto aos alunos, propõe-se problematizar desde a infância a posição da figura feminina na sociedade. Há ainda o diálogo com as ideias de ADICHE (2017) e BEAUVOIR (1949).


PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Empoderamento de Meninas. Sexismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2019