Loucura ensimesmada: a outra história das borboletas

Autores

  • Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
  • Yago Rhaynan Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Resumo

Este trabalho analisa a abordagem do tema da loucura no conto ‘Uma história de borboletas’, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), publicado no livro Pedras de Calcutá (1975). A narrativa permite pelo menos duas leituras diferentes, que tomaremos neste recorte como caminhos ou possibilidades de discussão da experiência do delírio e do homoerotismo. O conto é uma releitura de ‘Carta a uma senhorita em Paris’, de Julio Cortázar (1914/1984), escritor argentino com quem Caio Fernando Abreu sempre dialogou. Para nos auxiliar neste percurso, usamos o conceito de loucura como uma forma de ativação de um saber oculto, recalcado e esóterico, de Michel Foucault (1993), bem como a ideia da figura de Dom Quixote como um dos mitos do individualismo moderno, proposta por Ian Watt (1996).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Állex Leilla (Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes) é professora titular de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL). Doutora em Estudos Literários pela UFMG e mestre em Literatura pela UFBA. É escritora ficcionista com 07 livros publicados, entre eles o romance Primavera nos Ossos (premiado pelo Programa Petrobras Cultural, em 2010), Chuva Secreta (contos, 2013) e Não se vai sozinho ao paraíso (romance, 2016).

Yago Rhaynan, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Yago Rhaynan Rodrigues Amorim Santana é oficial da Polícia Militar do Estado da Bahia, mestrando em Estudos Literários no PROGEL, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bacharel em Segurança Pública e Defesa Social (APM/UNEB) e bacharelando em Direito (UNEB).

Downloads

Publicado

2021-11-23