Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago

Autores

  • Dagoberto Buim Arena Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Sônia de Oliveira Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32757

Resumo

RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências.


PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-11-2020

Edição

Seção

Artigos (Clipe)