Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina

Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina

Autores

  • Enio Lacerda (UFES) Universidade Federal do Espírito Santo
  • Viviana Monica Vermes (UFES) Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i41.36182

Palavras-chave:

Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.

Resumo

Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem.

 

Abstract

This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-05-2022

Edição

Seção

Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO