AMOR DE MÃE E REPRESENTATIVIDADE: IMPACTO PANDÊMICO E A CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA FEMININA NEGRA

Autores

  • Matheus Effgen Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43364

Resumo

O trabalho busca compreender qual é o impacto pandêmico para a inserção das personagens de mulheres negras na telenovela Amor de Mãe. A narrativa teve sua produção e exibição interrompidas pela pandemia de Covid-19 e após o retorno precisou alterar algumas tramas para conseguir concluir a história. Nesse cenário, foca-se na personagem Vitória, interpretada por Taís Aráujo, umas das protagonistas da telenovela. Como bibliografia adotam-se textos como o Gonzalez (2010), focada na experiência da mulher negra brasileira. A análise é feita por meio do texto da trama, buscando evidenciar as mudanças pelas quais a trama da personagem passa em relação à primeira parte dos capítulos da obra. O estudo revela uma série de acontecimentos controversos sob o ponto de vista dramatúrgico que fazem com que a personagem perca espaço na segunda parte da história. Com isso, a telenovela dá espaço para a continuidade da (não) presença da mulher negra da telenovela brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Telenovela. Representatividade. Mulher Negra. Amor de Mãe.

 

AMOR DE MÃE AND REPRESENTATION: PANDEMIC IMPACT AND THE CONSTRUCTION OF THE BLACK FEMALE MAIN CHARACTER

ABSTRACT: The work seeks to understand the pandemic's impact on the insertion of the black woman characters in the soap opera Amor de Mãe. The narrative had its production and exhibition interrupted by the Covid-19 pandemic and after the return needed to change some plots to be able to complete the story. In this scenario, it focuses on the character Vitória, played by Taís Aráujo, one of the main characters. As bibliography, texts such as Gonzalez (2010) are adopted, focused on the experience of the Brazilian black woman. The analysis is made through the text of the plot, seeking to highlight the changes by which the plot of the character passes in relation to the first part of the chapters of the work. The study reveals a series of controversial events from the dramaturgical point of view that make the character lose space in the second part of the story. With this, the telenovela gives space for the continuity of the (not) presence of the black woman of the Brazilian telenovela.

KEYWORDS: Soap Opera. Representation. Black Woman. Amor de Mãe.

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Publicado

29-12-2023

Edição

Seção

Dossiê Literatura e leitura na covid-19