A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA

Autores

  • Maria Amélia Dalvi Ufes

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.6532

Resumo

Partindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2011

Edição

Seção

Artigos (Clipe Especial: Poesia Contemporânea [Anos 1980 ao século XXI])