NOS MEANDROS DA COMÉDIA NOVA DO MENANDRO

Autores

  • Fernanda Maia Lyrio Ufes

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.6602

Resumo

Livre de grandes pretensões, o presente trabalho tem por objetivo o (re)conhecimento da figura do comediógrafo grego Menandro como representante máximo do que ficou conhecido desde a Antiguidade por “Comédia Nova”, do grego, néa komoidía, ou ainda, “NÉA”. Nascido de família abastada, registros históricos apontam que Menandro foi um homem letrado e, muito provavelmente, discípulo do também ateniense, o filósofo Teofrasto – homem cujas habilidades dramáticas teriam sido apreendidas/herdadas por Menandro e que o influenciou, fazendo do comediógrafo um escritor atuante, que teria desenvolvido, de próprio punho, mais de cem peças, sendo a mais conhecida de todas elas a intitulada “O Misantropo”. O artigo aqui proposto procura identificar a relevância de Menandro para a Comédia Nova, bem como caracterizar essa importante fase do teatro grego.

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Publicado

19-07-2010

Edição

Seção

Artigos (Dossiê)