NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL MOBILIZADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ONLINE
Resumo
Neste trabalho, temos como objetivo construir uma compreensão sobre o processo de aprendizagem de estudantes da licenciatura em Letras que participam do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) de uma universidade federal mineira. Os/as estudantes, no referido programa, ao participar de um conjunto de ações integrando escola-universidade, são engajados a reconstruir suas experiências a partir de pequenas narrativas (BAMBERG & GEORGAKOPOULOU, 2008), compartilhadas na rede social digital Padlet. Tais narrativas possibilitam que coordenação e supervisão do PIBID acionem temas, questões e problemas que configurem diferentes trajetórias de aprendizagem e formação profissional do grupo (NELSON, 2011). Neste trabalho, analisaremos tais narrativas a partir dos estudos do discurso em perspectiva interacional. Como resultados, observamos que estudantes mobilizam conhecimentos da experiência como discentes da educação básica, e ressignificam as práticas escolares a partir de um tensionamento do binômio teoria versus prática, o que se coloca como um desafio para a superação de uma formação docente conservadora, especialmente no que tange a uma aula de língua portuguesa que se ocupe não somente com os recursos linguísticos de um texto, mas sobretudo com a formação cidadã na educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.