Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ESTRUTURA

Cada artigo deve conter:

a) IDENTIFICAÇÃO

  • Título (e subtítulo, se for o caso), em português e inglês: conciso, que indique claramente o conteúdo do texto em, no máximo, 80 toques;
  • Nome do autor, titulação, área acadêmica em que atua e e-mail (cadastrado no Portal, porém omitido quando da submissão do artigo);
  • Subvenção: menção de apoio e/ou financiamento que sejam eventualmente recebidos;
  • Agradecimento, se absolutamente indispensável.

b) RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

  • Resumo indicativo e informativo em português/inglês, com no mínimo 1000 e no máximo 1400 toques;
  • Para a indexação o autor deve indicar os termos-chave do artigo (no mínimo 3 e máximo 6), em português e inglês.

c) TEXTO

  • Com a introdução, desenvolvimento e conclusão. Cabe aos autores criarem os entretítulos para seu trabalho e os mesmos deverão estar em letras maiúsculas, e não numerados;
  • No caso de RESENHAS, o texto deve conter informações para a identificação do livro comentado (autor; título e tradutor, se houver; edição, se não for primeira; local, editora; ano; total de páginas; e, se houver, ISBN e o título original). Para resenha de trabalhos acadêmicos, segue-se o mesmo princípio, no que for aplicável, com as informações sobre a instituição na qual se produziu.

d) ANEXOS

  • Ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos, mapas, foto).

e) APRESENTAÇÃO GRÁFICA

Notas explicativas: Serão dispostas no rodapé, remetidas por números sobrescritos no corpo do texto (desenhos, mapas, e fotografias).

Citações: Conforme a NBR 10520/2002 da ABNT, citações até 3 linhas devem ser inseridas no páragrafo pertinente, e entre aspas. Citações com mais de três linhas devem ser digitadas com recuo de 4cm da margem esquerda, fonte diminuída e o espaçamento simples, sem aspas.

Citação de fonte: Utilizar o sistema autor-data, na NBR 10520 de 2002 ABNT, como segue:
Citação livre, sem a transcrição de palavras do autor:
Ex.: Putnam (1973) sugere que...
Citação textual, após a citação colocar os seguintes dados:
(SOBRENOME DO AUTOR, ano da obra, página).

Notas de rodapé: Servem para ilustrar o texto sem quebrar a sequência argumentativa. Devem ser digitadas nas margens, ficando separadas do texto por um espaço simples, e por um filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. A letra utilizada é menor que o da letra utilizada no texto. Inicia-se à mesma margem do parágrafo do texto e usa-se espaço simples entre as linhas.

Referências: Devem constar ao final do trabalho com corpo 12 em Times New Roman, espaço simples, e espaçamento duplo entre elas, seguindo as normas da ABNT.

Os artigos devem ser escritos em português/inglês/espanhol, podendo a critério da Comissão Científico-Editorial ser aceitos trabalhos escritos em outros idiomas.

Ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias) devem ser numeradas sequencialmente e precisam ter títulos concisos, grafados em letras minúsculas. a) Tabelas: Editadas em Word ou Excel, com formatação de acordo com dimensões da revista, inseridas nos pontos exatos das apresentações ao longo do texto; não podem ser muito grandes, e nem ter fios verticais para separar colunas; b) Fotografias: com constraste bom e foco nítido, sendo fornecidas em arquivos de extensão "tif" ou "gif"; Gráficos e desenhos: incluídos nos locais exatos do texto. No caso de indicação para publicação, precisarão ser enviadas em separado, em seus arquivos originais (Ex. Excel, CorelDraw, PhotoShop, PaintBrush, etc.); d) Figuras, gráficos e mapas em caso digitalização devem ser preparados com tinta nanquim preta.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.