Chamada para Artigos - Dossiê nº 52 (2024/2) - O Brasil no pós-ditadura: as repercussões do golpe e da ditadura no Tempo Presente (1985-2024).

08-04-2024

Coordenadores: Profa. Dr. Angélica Muller (UFF) e ´Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes (UFES)

Com a  chegada da efeméride dos 60 anos do golpe civil-militar de 1964, este dossiê pretende abrir espaço para as inúmeras reflexões que vem sendo produzidas sobre os impactos deste período na sociedade brasileira no pós-ditadura (1985-2024).

Ao longo das últimas décadas parecia ter se estabilizado a ideia de que a democracia estava consolidada no país. Contudo, o retorno dos militares à cena pública e as recentes crises políticas serviram para ampliar a polarização dos debates públicos. Tal discussão serviu para legitimar a retórica autoritária e saudosista sobre a ditadura, em especial, entre seguimentos civis e das Forças Armadas.

A despeito de todas as disputas sobre o “passado que não passa”, os desdobramentos deste contexto recente – desde a criação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11) e da Comissão Nacional da Verdade (Lei nº 12.528/11), em 2011, até a entrega do Relatório Final, em 10 de dezembro de 2014 – suscitaram uma virada historiográfica na área de História, em especial, em torno dos estudos sobre o tempo presente brasileiro.

O objetivo deste dossiê é reunir artigos que abordem novas pesquisas que possam contribuir para o debate público sobre o impacto do golpe e da ditadura na história do Brasil, em especial, a partir da redemocratização. Nesse sentido, essa proposta busca refletir sobre os dilemas e os desafios do tempo presente brasileiro, tendo-se em vista episódios que marcaram a chamada Nova República, tais como: a  Constituição de 1988, as crises políticas e econômicas da década de 1990, os governos do Partido dos Trabalhadores, a Comissão Nacional da Verdade, as movimentações de julho de 2013, o impeachment de Dilma Rousseff, o governo de Jair Bolsonaro, os militares na política civil e a ascensão da extrema direita.

Serão bem-vindos ainda trabalhos que reflitam sobre aspectos da ditadura que sobreviveram ao processo de redemocratização brasileiro do final da década de 1980, seja do ponto de vista político institucional - em particular devido à manutenção de entulhos autoritários -, seja por meio de representações, narrativas e percepções que buscaram presentificar atores e agendas do período ditatorial. Da mesma maneira, esse eixo privilegiará o tema da justiça transicional e das graves violações de direitos humanos no Brasil, seus limites, insuficiências e contradições, envolvendo também as atividades de instituições como a Comissão de Anistia, Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e a Comissão Nacional da Verdade. Tal como trabalhos comparativos e que realcem conexões internacionais e vínculos transnacionais sobre o objeto serão particularmente valorizados. 

Aos interessados em submeter seu artigo, favor ler as Diretrizes para Autores, da Revista Dimensões.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: 01 de junho de 2024.