Trópicos da doença e da civilização: saúde e pestilência nas revistas do IHGB
Resumo
Este artigo tem como objetivo trabalhar as relações entre o clima tropical e a salubridade dentro das Revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no século XIX. Através desse estudo, poderemos observar que as visões acerca da salubridade nos trópicos fugia ao binômio positivo-negativo, estando fundamentadas em noções que fugiam de idealizações, mas sim vislumbravam os trópicos como um ambiente real, nem bom, nem ruim, e sujeito às ações da ciência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê:História da Saúde e das Doenças
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).