Arte e alimento: expressões históricas e culturais em telas de patchwork

Autores

  • Cristiane Fernandes da Silva UFU
  • Mônica Abdala UFU
  • Claude Papavero

Resumo

Manifestações artísticas em telas  de patchwork ocupam espaços crescentes. Trata-se de uma arte têxtil  essencialmente produzida por mulheres. Na Brazil Patchwork Show de 2015, o Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo apresentou uma exposição intitulada: "Paixões Brasileiras – Nossa terra, nossa gente". Algumas das obras retratavam comidas e bebidas representativas das identidades culturais brasileiras. Fotografamos e selecionamos para fins de análise quatro imagens que aludiam a características históricas e culturais do Brasil, tais como: migrações, ­­­etnias, religiões, festas e sociabilidades. A metodologia adotada foi qualitativa e incluiu análises bibliográficas e iconológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fernandes da Silva, UFU

Pós-doutoranda em Sociologia pelo Museu Paulista. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu parte do doutorado na Universidade de Provença, França. Docente associada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia

Mônica Abdala, UFU

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular aposentada, atua no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Claude Papavero

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

03-02-2021

Edição

Seção

Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"