Jesuítas e a propagação de ideias no Planalto de Piratininga no século XVI
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.39952Palavras-chave:
Companhia de jesus, Educação Jesuítica, Vila de São PauloResumo
O artigo analisa o papel dos jesuítas na propagação da cultura portuguesa e dos ideais cristãos no planalto de Piratininga durante o século XVI. Para isso, analisar-se-á a proposta de educação e cristandade desenvolvida pelos padres da Companhia de Jesus nos territórios encontrados pelos portugueses na América a partir do século XVI. Para estudarmos esse momento da história, compreenderemos a realidade por meio de três fatores: a construção da Companhia de Jesus enquanto propulsora da moral cristã nos territórios alcançados, em especial no planalto e na vila de São Paulo; a tentativa de imposição religiosa nas sociedades indígenas e o uso da educação para atingir esses fins.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).