Para interromper o curso do mundo
estado de exceção e história em Walter Benjamin.
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v52i2.42181Palavras-chave:
Walter Benjamin, Concepção de História, Walter Benjamin: Sobre o conceito de História.Resumo
O ensaio examina como Walter Benjamin se preocupou desde a década de 1920 com questões referentes à noção de História. Para tanto, identifica e analisa alguns de seus textos, escritos em diferentes anos ou contextos, que refletem sobre matéria relacionada com
a mencionada preocupação. O objetivo é o de tanto relacionar os ensaios analisados quanto acompanhar as nuances de seu pensamento sobre a questão referida a fim de identificar como acabou por implicar a noção – fundamental em sua obra – de “interrupção do curso do mundo”. Nessa direção, são examinadas – ainda que parcialmente – algumas das teses contidas em Sobre o conceito de História, seu último texto, com o propósito de caracterizar a peculiar concepção de História elaborada pelo filósofo e, no mesmo movimento, verificar como a mencionada noção incidiu em diferentes aspectos de seu pensamento com implicações radicais.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “Tempo e História, crítica do contínuo e do instante”. in Infância e História. Córdoba, Adriana Hidalgo
Editora. 2007.
Arantes, Paulo Eduardo. “1964”. in O novo tempo do mundo. São Paulo, Boitempo, 2014.
Benjamin, Walter. Rua de mão única. Belo Horizonte, Ed Autêntica, 2013. Tradução João Barrento.
___________ “A caminho do planetário”. in Rua de mão única (2004), Obras Escolhidas II, São Paulo, Editora Brasiliense.
___________. “Teorias do fascismo alemão. Sobre a coletânea Guerra e guerreiros, editada por Ernst Jünger”. Obras Escolhidas, Dimensões -Revista de História da UFES. Vitória, n. 53, p. 257-285, 2024. ISSN: 2179-8869284. Vol. 1, São Paulo, Brasiliense, 1985c, págs. 61 a 72.
___________ “Sobre alguns temas em Baudelaire”. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas, vol. III, São Paulo, Ed Brasiliense, 1989.___________. “Eduard Fuchs, historiador e colecionador”. in O Anjo da História, Lisboa, Ed Assírio & Alvim, 2008b, tradução João Barrento.
___________. “Sobre o conceito de História. O texto, o título, a gênese”. Comentários anexados no final do referido texto de Benjamin. Fonte: arquivo Benjamin. in O anjo da História. Lisboa, Ed. Assírio & Alvin, 2008a. Tradução e notas de João Barrento.
__________ “Sobre o conceito de história”. in Benjamin, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas, vol.1. Sáo Paulo, Ed Brasiliense, 1985a.
___________“O surrealismo – o último instantâneo da inteligência europeia. in Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, vol 1,
São Paulo, Ed Brasiliense, 1985b.
Bolle, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. São Paulo, Ed da USP/FAPESP, 2000 (2ª ed).
Bolz, Norbert. “É preciso teologia para pensar o fim da História?” in Rev. Estudos Avançados 16, USP, São Paulo, 2002.
Buck-Morss, Susan. “Walter Benjamin: entre moda acadêmica e avant-garde.” Palestra proferida pela autora na Universidade de São
Paulo (USP) em 1998. Tradução de João Roberto Martins Filho.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo, Editora Perspectiva-Fapesp-Unicamp. 1994.
Löwy, M. “Walter Benjamin y el surrealismo: historia de um encantamento revolucionário”. Acta Poetica 28, primavera-otoño 2007. ________ A filosofia da História de Walter Benjamin, São Paulo, Estudos Avançados 16, USP, 2002.
________ Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de História”.(Coleção Marxismo e literatura) .
São Paulo, Ed Boitempo. 2015.
Marcuse, Herbert. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. São Paulo, Zahar editora, 1968.
Müller, Adalberto e Seligmann-Silva, Márcio. Sobre o conceito de história. Edição crítica São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2020.
Oliveira, Francisco de. Crítica da razão dualista. O Ornitorrinco, São Paulo, Ed Boitempo, 2018, 4ª reimpressão.
Osborne, Peter. Vitoria de pequena escala, derrotas de grande escala: a política do tempo em Walter Benjamin. in Benjamin, Andrew
e Osborne, Peter. A filosofia de Walter Benjamin. Rio de janeiro, Jorge Zahar ed, 1997
Tackels, Bruno. Walter Benjamin. Valencia, Publicaciones Editora Universitat de Valencia, 2012.
Witte, Bernd, Walter Benjamin: Una biografia. Barcelona, Ed Gedisa, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).