Histórias conectadas, histórias comparadas

tempo presente, ditaduras e repressão no Brasil e na Argentina

Autores

  • Lara Lucena Zacchi UDESC

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v52i2.45095

Palavras-chave:

Ditaduras Militares, repressão, histórias comparadas e conectadas

Resumo

Esta resenha analisa a obra As ditaduras argentina e brasileira em ação: violência repressiva e busca de consentimento (Lvovich; Patto Sá Motta, 2023), considerando sua contribuição para a historiografia brasileira e latino-americana sobre as ditaduras militares. Ao considerar as diferentes dimensões da repressão no Brasil e Argentina, o livro propõe a articulação entre as metodologias das histórias comparadas e conectadas como possibilidades para o entendimento dos processos históricos locais, inseridos em dimensões transnacionalmente conectadas. Assim, suas discussões interessam, na medida em que são capazes de auxiliar na análise das reminiscências e rupturas das estruturas de repetições e singularidades dos processos e temporalidades históricas que assolam o tempo presente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELACROIX, Christian. L'histoire du temps présent, une histoire (vraiment) comme les autres ? Revista Tempo e Argumento: Florianópolis, vol. 10, n. 23, p. 05-38, jan./mar. 2018.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

LVOVICH, Daniel; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org.). As ditaduras argentina e brasileira em ação: violência repressiva e busca de consentimento. Belo Horizonte: Editora UFMG; Los Polvorines: Ediciones UNGS, 2023.

Downloads

Publicado

23-12-2024