Regime militar, elites regionais e a confluência de agendas desenvolvimentistas: a ascensão e o Governo de Arthur Carlos Gerhardt Santos, no Espírito Santo (1971-1975)

Autores

  • Ueber José De Oliveira UFES

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a confluência históricaentre o projeto de desenvolvimento que vinha sendo gestado no Estado doEspírito Santo desde os Governos pessedistas, especialmente o de Jones dosSantos Neves (1943-1945/1951-1954) e a implementação do projetodesenvolvimentista dos Governos Militares. A essa confluência de agendas –que se revelou elemento crucial de legitimação e permanência, nos espaços depoder regional, de figuras egressas das parcelas urbano-industriais do antigoPSD, durante a maior parte de vigência do Regime Militar – damos o nomede Plataforma Ideal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueber José De Oliveira, UFES

O presente artigo é parte integrante da minha tese de doutoradodefendida em 2013, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, daUniversidade Federal de São Carlos-SP, com o título “Configuração político-partidária do Estadodo Espírito Santo no contexto do regime militar: um estudo regional acerca das trajetórias de Arenae MDB”, sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio Villa.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Artigos