Ensino médio integrado: prescrições e realidade

Autores

  • Marcelo Lima UFES
  • Jaqueline Ferreirade Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10248

Resumo

O artigo discute o desenvolvimento de práticas que promovem a formação integral do ser humano e contemplam, de maneira indissociável, a formação para o trabalho e a formação cidadã. A integração entre o Trabalho e a Educação, a formação para o trabalho e para o mundo social exige que se pense no ser humano em todas as suas dimensões. Na perspectiva histórica da educação brasileira, podemos observar a dualidade entre a formação para o trabalho e formação das elites dirigentes. A superação deste quadro encontra no contexto histórico brasileiro muitos avanços e retrocessos.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Educação Profi ssional. Legislação Educacional Brasileira.

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Publicado

30-06-2014

Edição

Seção

Artigos