O direito à educação infantil: a busca por matrículas no cenário do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10250Resumo
No bojo da política educativa na educação infantil (EI), apresentamos a pesquisa “Sentidos da educação infantil para as famílias que buscam matrículas nessa etapa da educação básica: apontamentos à docência”. Com referenciais do campo (ROSEMBERG, 2001; CÔCO, 2013) e referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, focalizamos os sentidos da EI para as famílias que solicitam matrículas, no contexto do direito, oferta e demanda da EI no estado do Espírito Santo (ES). Apresentamos dados do cenário local, problematizando os desafi os apontados pelos sentidos, em interface com as perspectivas legais vigentes (BRASIL, 1996; 2006; 2009a; 2009b). Os dados indicam a expansão da EI, que ressoa em avanços, demandas e desafi os emergentes no reconhecimento do direito à educação e na observação de multifacetadas realidades que se apresentam na EI do ES.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Infantil. Espírito Santo. Famílias. Docência.
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Publicado
29-06-2014
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Artigos
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