O desenvolvimento conceitual e sua relação com diversos Recursos Didáticos na Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i41.11328Resumo
O cérebro humano mapeia a realidade externa com vistas a organizá-la internamente, gerando uma ordenação do caos externo a ele. Para tal finalidade a mente se organiza estruturando o pensamento na integração dos conceitos. Diversos recursos didáticos potencializam a aprendizagem. O objetivo desse trabalho é investigar se os discentes possuem uma aprendizagem integral dos temas estudados que evidencie uma paridade entre os conteúdos a serem ensinados e o desenvolvimento conceitual. Para investigar este assunto aplicamos um questionário com duas perguntas abertas, referentes ao tema da Respiração Celular a 21 graduandos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na cidade de Manaus. Os alunos foram divididos em três grupos, sendo que cada grupo teve acesso a um único recurso de consulta para formular as suas respostas. Os resultados demonstraram que os aprendizes não conseguiram integrar os conceitos de forma a compreender o fenômeno questionado como um todo. Houve tênue preponderância dos estudantes que se utilizaram do caderno na primeira pergunta, não sendo evidenciada esta prevalência na segunda indagação. Conclui-se que, no que tange à relação entre os processos de ensino-aprendizagem e os processos cognitivos, é necessário o estabelecimento de procedimentos sintonizados ainda pouco explorados na educação.
Downloads
Referências
LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 4. ed.
São Paulo: Sarvier Editora de Livros Médicos S.A, 2006.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais.
São Paulo: Ícone, 1990.
LURIA, A. R. A mente e a memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. e outros. Psicologia e Pedagogia: bases
psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
MORIN, E. O Método III: o conhecimento do conhecimento. Sintra: Publicações
Europa-América, 1986.
PHILIP, N. Física Biológica – energia, informação, vida. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2006.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,
2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento
cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RELVAS, M. P. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos
em sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SANTOS, B. S. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. 4. ed. Rio de Janeiro:
Graal, 1989.
SEARLE, J. R. Consciência e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TRINDADE, R.; COSME, A. Escola, educação e aprendizagem: desafios e propostas
pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0