COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: FERRAMENTA PARA INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.16845

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar a contribuição da Comunicação Alternativa (CA) para o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual no contexto escolar. Participaram da pesquisa um estudante com deficiência intelectual do 4º ano do ensino fundamental em situação de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF), a professora da SRMF, a professora da sala regular e a mãe da criança. Foram adotados como instrumentos para a coleta de dados: observação; registro em diário de campo; intervenções pedagógicas com o uso de pranchas de CA, que foram videografadas e entrevista semiestruturada. Como resultados, percebeu-se que o estudante interagiu melhor na SRMF com os recursos de CA, em detrimento da sala de aula regular, onde não houve uma participação efetiva.

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Biografia do Autor

Joseane Ferreira dos Santos, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, UFPE

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada I do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

24-05-2019