AS MEDIAÇÕES ENTRE A LUTA POLÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PAPEL DO SINDICALISMO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Cláudio de Lira Santos Junior Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel-UFBA).
  • Tiago Nicola Lavoura Professor Doutor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA. Líder do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19392

Resumo

O artigo aborda as relações de determinação e reciprocidade entre a luta política e a educação escolar. Trata desta relação tomando a singularidade da atividade política nos sindicatos. Enfatiza o papel dos sindicatos, tal como proposto por Marx, como centros organizadores da classe trabalhadora e a atuação dos/das docentes como militantes culturais. Parte da conjuntura nacional marcada pelo golpe jurídico- parlamentar e por profundos ataques aos direitos trabalhistas e à educação pública universal, gratuita e laica, exigindo, daqueles que se contrapõem ao projeto de nação dos usurpadores e sua tentativa de impor ao campo educacional uma profunda regressão, o fortalecimento da resistência, superando a dicotomia entre o político e o pedagógico. Considera a primazia do polo político e propõe a construção da unidade dos trabalhadores da educação em defesa do Estado de direito democrático e das conquistas históricas da classe. Conclui apresentando elementos entendidos como centrais para um programa unitário em defesa da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.
ALVES, G. Limites do sindicalismo: Marx, Engels e a crítica da economia política. Bauru: Editora Práxis, 2003.
BUARQUE, C. Vai passar. In: Chico Buarque. Minha história. Rio de Janeiro: Poly- Gram, 1994, CD.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscou: Editorial Progresso, 1988.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias na socieda- de de classes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, jan./ abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a14. pdf Acesso em: 10 set. 2017.
FRIGOTTO, G.; MOLINA, H. Estado, educação e sindicalismo no contexto da regres- são social. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 37-51, jan./jun. 2010. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/67/59 Acesso em: 10 set. 2017.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
KOSIK, K. Dialética do concreto. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LÊNIN, V. I. As tarefas da juventude na construção do socialismo. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: con- tribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, K. Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório. As Diferentes Questões. Fonte: Obras Escolhidas em três tomos, Editorial “Avante!”. Traduzido do inglês por José Barata-Moura. Lisboa – Moscovo: Editorial “Avante!” – Edições Progresso, 1982. Transcrição: julho de 2008. Disponível em: https://www.marxists. org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm#n41 Acesso em: 10 set. 2017.
MARX. K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2007.
RAMOS, M. Escola sem Partido: a criminalização do trabalho pedagógico. In: FRI- GOTTO, G. (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 75-85.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. SAVIANI, D. Educação em diálogo. Campinas: Autores Associados, 2001.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Coimbra: Almedina, 1974.
TROTSKY, L. Balanço e Perspectivas. In: TROTSKY, Leon. A teoria da Revolução Permanente. São Paulo: Editora Instituto José Luiz e Rosa Sunderman, 2010.
TROTSKY, L. Escritos sobre sindicato. 2. ed. Brasília: Nova Palavra, 2009.
TROTSKY, L. O programa de transição. Editado por O Trabalho – Seção brasileira da IV Internacional. São Paulo, 2008.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Edição

Seção

Artigos (Dossiê)