PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA FIGURAÇÃO ESCOLAR: APROXIMAÇÕES ELISIANAS

Autores

  • Washington Cesar Shoiti Nozu Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFGD. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Endereço: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 – Caixa Postal 364. CEP: 79804-970. Dourados/MS.
  • Magda Sarat Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Pós-Doutoramento pela Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD. Líder do Grupo de Pesquisa “Educação e Processo Civilizador” (GPEPC/UFGD). Endereço: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 – Caixa Postal 364. CEP: 79804-970. Dourados/MS.
  • Relma Urel Carbone Carneiro Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara (SP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva (GEPEEI).
  • Morgana de Fátima Agostini Martins Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-Doutoramento pela Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPES). Endereço: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 – Caixa Postal 364. CEP: 79804-970. Dourados/MS.

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19511

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisas acerca da potencialidade do trabalho intelectual de Norbert Elias para a Educação, fomentadas no âmbito de um grupo de pesquisadores(as) que vêm trabalhando com as teorias desse autor há cerca de vinte anos, em diferentes instituições no Brasil e no exterior. Tais grupos de pesquisa contam com pesquisadores estrangeiros, especialmente ingleses e holandeses, que foram orientandos ou trabalharam com Norbert Elias. Assim, nossa reflexão neste artigo aborda a sociodinâmica das relações de poder no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência, particularmente no que tange à constituição de tal sujeito, enquanto outsider da escola comum, e às figurações existentes que o estigmatizam e o inferiorizam. A nossa intenção foi problematizar, a partir da perspectiva elisiana, a figuração escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência, como um espaço que produz cultura escolar fundada em relações de poder entre os indivíduos que a compõem.

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