TRANSITOLÂNDIA: MAIS UMA UTOPIA EM BRASÍLIA?
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.26104Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre os materiais pedagógicos dirigidos às crianças pela Transitolândia/DF. A preparação de crianças em idade escolar faz parte da socialização de futuros motoristas e de uma integração específica ao sistema de trânsito – como pedestres e motoristas. A educação para o trânsito incorpora as crianças, mas parece que espera delas a resolução de problemas que são predominantemente causados pelos adultos. Trata-se, igualmente, de uma educação voltada para o futuro que reproduz no tempo uma concepção de mobilidade, qual seja: individual, privada e motorizada.
Downloads
Referências
FANON, Frantz. Piel negra, máscaras blancas. Madrid: Ediciones Akal, S. A., 2009.
LARROSA, Jorge. ¿Para qué nos sirven los extranjeros? Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 67-84, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302002000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 fev. 2015.
LOPES, Jader Janer Moreira; SUAREZ, Mathusalam Pantevis. “É de outro planeta, ele é extraterrestre”. Revisitando os estudos em Geografia da Infância no Brasil. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 8, n. 2, jul./dez. 2018, p. 495-512.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância: Reflexões sobre uma Área de Pesquisa. Juiz de Fora: FEME Edições, 2005.
MANFRIM, Aline Maria P.; NAGAI, Eduardo Eide; MIOTELLO, Valdemir; Grupo de Estudos Gêneros do Discurso - GEGE (Org.). Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. 2. ed. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2013.
MEDINA, Patricia Melgarejo; PANTEVIS, Mathusalam Suarez. Diferentes racismos. Encuentros con niñas y niños afrobrasileños y afromexicanos. Acercamientos conceptuales descolonizadores. Revista Científica RA-XIMHAI, Sinaloa, v.14, n.2, p. 87 – 108, jul./dic. 2018. Disponible en: <https://drive.google.com/file/d/1O4kJffb9IUVGliv9qM-CzmM8RHpwp-lD/view>. Acceso en: 24 ene. 2019.
MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria. O Futuro da Infância é o Presente. In: As Crianças em Foco. Revista de Educação. 2013. Edição n. 1, p. 42 – 55.
PANTEVIS, Mathusalam Suarez. Coitado menino está doente: Relación de los niñoscom el ser extranjero. Tese (Doutorado) – Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.
PANTEVIS, Mathusalam Suarez; LOPES, Jader Janer Moreira. Espacios geográficos y niños: muchas infancias / Vivencias de un grupo de investigaciones con infancias en Brasil - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – GRUPEGI. Em: PANTEVIS, Mathusalam Suarez; LOPES, Jader Janer Moreira e MEDINA, Patricia Melgarejo. (Coord.). Diferentes geografías de la infancia: experiencias y vivencias investigativas en Latinoamérica Tomo 1: Prácticas, saberes y conocimientos. ISBN 978-958-5539-41-9. Bogotá: Fundación Universitaria del Área Andina, 2018.
PIERUCCI, Antônio. F. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.
STOER, Stephen. Desocultando o voo das Andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social. In: STOER, Stephen; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José Alberto (Orgs.). Transnacionalização da educação. Da crise da educação à “educação da crise”. Porto: Afrontamento, 2001. p. 245 – 275.
TOMASELLO, Michael. As origens culturais do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIGOTSKI, Lev. Pensamiento y habla. Traducción de Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2007.
VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, Max. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, jan. 2010. ISSN 1678-5177. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42022>. Acesso em: 20 nov. 2017.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11a ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7 -72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0