Profissão docente e construção democrática (1960-1990): Uma aborgadem comparada
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i52.28104Palavras-chave:
profissão docente; história da educação; estudo comparado.Resumo
O artigo apresenta as linhas gerais que orientaram o estudo comparado da história do associativismo docente no Brasil e em Portugal, na segunda metade do século XX. Procuramos observar, em escalas variadas, como se deu a intervenção de diferentes instâncias – organizações coletivas de professores, Estados-Nação e Organismos Internacionais – com vistas a interferir na organização da carreira e na construção das identidades profissionais dos professores. Em primeiro lugar, explicitaremos as possibilidades teóricas, metodológicas e empíricas que orientaram o trabalho de contextualização múltipla. Em seguida, abordaremos, ainda que brevemente, a participação das associações docentes nos contextos nacionais de fechamento e abertura política. Na terceira sessão, traremos algumas ideias em circulação, por meio da análise da Revista O Professor, veículo de difusão da associação dos professores secundários portugueses. Na sessão seguinte, reuniremos alguns dados para demonstrar a configuração de um contexto transnacional, no que tange à conformação da escola e da categoria docente. Nosso esforço final visou compor uma articulação entre essas diferentes instâncias, definindo, a modo de síntese, um espaço-tempo marcado pela concorrência entre diferentes registros e modos de intervenção na organização da carreira, bem como na definição das funções sociais e das condições de exercício profissional do magistério atuante na educação básica, durante os processos de construção democrática que marcaram os contextos nacionais brasileiro e português, a partir dos anos 1970.
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