EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CORUMBÁ-MS: possibilidades, contradições e desafios na fronteira Brasil-Bolívia
FULL-TIME EDUCATION IN PUBLIC SCHOOLS IN CORUMBÁ-MS: POSSIBILITIES, CONTRADICTIONS AND CHALLENGES ON THE BRAZIL-BOLIVIA BORDER
Palavras-chave:
Educação, Escolas Públicas, Interculturalidade, Tempo Integral, FronteiraResumo
O objetivo desta pesquisa foi apresentar duas escolas, por meio de elementos documentais e experiências vividas pelos pesquisadores, que atuam em horário ampliado (tempo integral) na região fronteiriça (Brasil-Bolívia) de Corumbá-MS, sendo uma localizada na área urbana (rede estadual) e outra situada na área rural (rede municipal). Portanto, a pesquisa utilizou um acervo bibliográfico e documental, bem como apresentou algumas informações relativas às experiências observadas nas duas escolas pesquisadas, discutindo as diferentes realidades (urbana e rural) de educação em tempo integral. Espera-se que os resultados ajudem na compreensão das diferentes realidades territoriais e sobre a jornada expandida de educação em escolas públicas, especialmente demonstrando a relevância da educação inclusiva e acolhedora das heterogeneidades culturais, vivenciadas pelos fronteiriços da região.
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