EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CORUMBÁ-MS: possibilidades, contradições e desafios na fronteira Brasil-Bolívia

FULL-TIME EDUCATION IN PUBLIC SCHOOLS IN CORUMBÁ-MS: POSSIBILITIES, CONTRADICTIONS AND CHALLENGES ON THE BRAZIL-BOLIVIA BORDER

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escolas Públicas, Interculturalidade, Tempo Integral, Fronteira

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi apresentar duas escolas, por meio de elementos documentais e experiências vividas pelos pesquisadores, que atuam em horário ampliado (tempo integral) na região fronteiriça (Brasil-Bolívia) de Corumbá-MS, sendo uma localizada na área urbana (rede estadual) e outra situada na área rural (rede municipal). Portanto, a pesquisa utilizou um acervo bibliográfico e documental, bem como apresentou algumas informações relativas às experiências observadas nas duas escolas pesquisadas, discutindo as diferentes realidades (urbana e rural) de educação em tempo integral. Espera-se que os resultados ajudem na compreensão das diferentes realidades territoriais e sobre a jornada expandida de educação em escolas públicas, especialmente demonstrando a relevância da educação inclusiva e acolhedora das heterogeneidades culturais, vivenciadas pelos fronteiriços da região.

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Biografia do Autor

CARLO HENRIQUE GOLIN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. 

ANA MARIA DOS SANTOS SILVA, Professora da Rede Estadual de Ensino de MS e Mestre do Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços (MEF) – UFMS/CÄMPUS DO PANTANAL

GRADUADA EM GEOGRAFIA - UFMS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL - UFMS;
Mestre em Estudos Fronteiriços (MEF) – UFMS/CÄMPUS DO PANTANAL.

JOSIANE APARECIDA DA SILVA XAVIER DE MOURA, Professora da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-MS

MESTRE EM GEOGRAFIA - UFGD

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)